quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CARTA ABERTA AOS ELEITORES


SECÇÃO DO TORRÃO
CARTA ABERTA AOS ELEITORES
Exmos. Senhores Eleitores:
O próximo acto eleitoral que decorrerá dia 11 de Outubro e que encerra o ciclo que se iniciou em Junho, é dos três, quiçá o mais importante pois é aquele que vai permitir definir quem serão aqueles e quais serão os projectos que irão marcar o destino do nosso Concelho e da nossa Freguesia no futuro. E o que está aqui em causa é tão simples como saber que caminho seguir! Se voltar atrás e seguir o caminho abandonado há 4 anos e que levava a lado nenhum ou manter o caminho percorrido rumo a um futuro promissor de progresso, bem-estar e desenvolvimento. É por isso fundamental que depois de uma reflexão séria e aturada possamos escolher conscientemente e com toda a certeza aqueles que melhor poderão responder aos desafios que se avizinham.
Se há eleições que poucas duvidas suscitam são estas pois são aquelas em que elegemos pessoas que nos estão demasiado próximas quanto mais não seja porque conhecermos alguns candidatos, se não todos, em especial os candidatos à Assembleia de Freguesia, desde tenra idade, seja porque foram nossos colegas de escola, de trabalho... Conhecemos melhor os seus pontos fortes, as suas fraquezas, a sua capacidade de trabalho, a sua capacidade intelectual, a sua formação enquanto pessoas, enquanto cidadãos e a sua formação académica, tão importante como a sua formação cívica ou moral.
Comecemos por nos dirigir ao eleitorado do CDS-PP e do PSD: Como sabeis, o CDS-PP não concorre nestas eleições no Concelho de Alcácer do Sal muito por culpa sua certamente, e o PSD embora concorra à Câmara e Assembleia Municipal poucas hipóteses terá de eleger um vereador, quanto muito ficar-se-á pela eleição de um deputado municipal. Quanto à Assembleia de Freguesia do Torrão, são ZERO as hipóteses de eleger alguém. O PSD sabe-o tanto que a sua lista para esta ultima está bastante incompleta. Se reparar-mos bem não tem um único representante da Freguesia do Torrão à Câmara e Assembleia Municipais e só o número um e dois da incompleta lista à Assembleia de Freguesia é que são do Torrão. Alguém mais conhece outros candidatos? E por acaso, caros eleitores, algum de vós viu o programa do PSD ou os seus candidatos no Torrão? Algum sabe quem são os cabeças de lista, em especial à Assembleia de Freguesia? Que confiança e credibilidade poderá ter o PSD, as suas listas depauperadas e com o nome de pessoas que na sua maioria nunca ninguém viu ou conheceu, para o eleitorado da Freguesia do Torrão? Será útil o voto no PSD? Será sim senhores mas… para a CDU. E quererá o eleitorado do PSD e do CDS votar, indirectamente, é certo, no Partido Comunista? Certamente que não mas há que ter consciência que infelizmente esta lista que apenas existe para fazer numero só pode beneficiar a CDU pois cada voto no PSD é um voto que se perde.
Dirigimo-nos agora aos caríssimos eleitores do Bloco de Esquerda: O Bloco de Esquerda tem crescido a sua votação na Freguesia do Torrão de eleição para eleição. Nas eleições do passado dia 27 o BE conseguiu 110 votos. Não há duvidas que pelo menos 80% do eleitorado típico de BE é gente jovem, com menos de 40 anos. Contudo ponhamos a seguinte questão: Será que tendo o BE uma votação expressiva no Torrão não merecia a Freguesia do Torrão ter pelo menos um representante nas suas listas de candidatos, que representasse esta mesma juventude? Juventude que não quererá certamente de volta o velho Partido Comunista? Sabe também o eleitorado que o BE não concorre à Assembleia de Freguesia?
O Partido Socialista é aquele que mais peso dá à Freguesia do Torrão em número de candidatos para os Órgãos Municipais. A saber: 2 candidatos à Câmara são do Torrão sendo um deles o actual Vice-Presidente e que se manterá no cargo no próximo mandato e o outro que não mora no Torrão e surge em quarto lugar. 12 candidatos à Assembleia Municipal, 5 efectivos e 7 suplentes, são do Torrão. O Partido Comunista apresenta também 2 candidatos à Câmara, do Torrão, mas um já não mora na freguesia há mais de vinte anos e que só surge em quarto lugar na lista e o outro não tem hipótese de ser eleito. Quanto à Assembleia Municipal, a CDU apenas apresenta 4 candidatos, efectivos mas todos em lugares inelegíveis, oriundos da Freguesia do Torrão e um único candidato suplente, oriundo da Freguesia do Torrão, mas que é um dos elementos que também é candidato efectivo logo um falso suplente. São quatro apenas! Assim se demonstra que é nas listas do PS que a Freguesia do Torrão está mais fortemente representada.
Olhemos também para as listas e reparemos na média de idades, bem como nas habilitações literárias, dos candidatos da listas do PS e da CDU.
O Partido Comunista, consciente da sua fraqueza, da pobreza das suas listas - por escassez de gente que comungue dos seus ideais - e da sua paragem no tempo transfigura-se constantemente e joga com manha e malícia, na antecipação. Para o PCP estas eleições são fundamentais pois sabem que ou invertem o ciclo ou inevitavelmente será o seu declínio no nosso Concelho daí que jogue na abstenção, na divisão e dispersão de votos, confiantes na fidelidade do seu eleitorado, velho, semi-analfabeto, formatado há décadas, sucessivamente ludibriado com o conto do vigário que vota invariavelmente CDU sejam quais forem os seus candidatos, seja qual for a eleição, faça sol ou faça chuva e contam principalmente com Rio de Moinhos, que lhe dá mais de 50% dos votos de toda a Freguesia. E se o eleitorado na vila do Torrão se abster será a aldeia a decidir e a selar o destino da Freguesia, em particular da vila do Torrão. Certamente que a CDU deseja a todo o custo que esteja muito mau tempo no domingo!
Caros eleitores pesemos pois todos os factos e mobilizemo-nos todos sem excepção no domingo, cientes de que a única alternativa (ao Partido Comunista) existente, viável e credível é o Partido Socialista. O Partido do desenvolvimento, da modernidade, das soluções jovens e audazes, de quem verdadeiramente avança rumo ao futuro com toda a confiança.

Por isso vamos todos reflectir e dia 11 de Outubro, VAMOS TODOS VOTAR. Vote bem!
VOTE PARTIDO SOCIALISTA

Sem comentários:

Enviar um comentário