quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A diferença entre o trabalho feito na Freguesia do Torrão pelo PS e pela CDU

SECÇÃO DO TORRÃO
Comunicado à população
A DIFERENÇA ENTRE O TRABALHO FEITO NA FREGUESIA DO TORRÃO PELO PS E PELA CDU
Há uns dias atrás, a população do Torrão foi surpreendida por um escrito elaborado por um «grupo de cidadãos» - mais do que do Torrão, da CDU - que foi colocado por aí fora, já a noite ia alta. Referiam eles que o PS em quatro anos só tinha asfaltado 2 ruas, feito umas festas e gasto em publicidade enquanto a CDU no seu mandato tinha movido o céu e a terra. Lembremos que:
A CDU (Partido Comunista) governou a Câmara de Alcácer durante 31 longos anos. Em 3 décadas nasce e morre muita gente e muita coisa acontece.
O PS só começou a gerir os destinos do concelho há 4 anos; «Ainda não saiu da infância» por isso exigir mais do que aquilo que foi feito – e foi muito - é pura desonestidade politica.
Vamos agora a factos concretos:
  • Diz o grupo de cidadãos (da CDU) que o PS só asfaltou 2 ruas…
    Isto revela uma de quatro coisas: ou não vivem nesta freguesia ou vivem numa realidade virtual e paralela ou pura e simplesmente só sabem contar até 2 ou então estão a querer enganar a malta. Quem de facto vive no Torrão e tem olhos na cara sabe que o PS interveio na Rua de Beja, asfaltou a Zona de Actividades Económicas, a Rua Maria Rosa Colaço, a Rua do Depósito e do Adro, a Rua 1º de Maio, a Rua Dr. António J. Conceição, a Rua Prof. Bento J. Caraça, a Rua da Fonte Santa, a Rua dos Lavradores. Colocou bocas de incêndio em todos os pontos estratégicos da vila, substituiu as velhas, ferrugentas e gastas canalizações de ferro e as cancerígenas canalizações de amianto por pvc, interveio em caminhos rurais, colocou um tapete betuminoso na estrada de S. Romão, tornou a estrada do Batão e de Rio de Moinhos transitável, reparou a fundo o deposito da água - que estava num estado lastimável; remodelou o edifício da Junta de Freguesia, o moinho de vento junto ao largo da feira - que a CDU tinha iniciado em ano eleitoral e que ficou «pendurado»; requalificou o chamado largo do sopapo (dos Lavradores), interveio nos cemitérios do Torrão e S. Romão…
    Em 4 anos a CDU fez um parque de merendas na ponte, requalificou a praça, o Jardim dos Paus (mas ficou a meio-gás) e o Largo do Cruzeiro, asfaltou o Topo Sul do Poço Mau… e pronto!
  • Diz o grupo de cidadãos (da CDU) que o PS organizou algumas festas.
    Isto quer dizer tão só que a CDU não gosta de festejos populares, daquilo que é a alma e a cultura de um povo. Ainda bem que o PS apostou em festas e eventos pois é isso que trás gente de fora ao Torrão – pois ninguém no seu perfeito juízo vai a uma terra onde nada acontece - que mostra que vale a pena aqui viver e que se respeita a «Alma destas Gentes». As festas têm posto o Torrão no mapa e têm-no tornado conhecido além fronteiras. Servir uma comunidade é também dar-lhe lazer e entretenimento para ela festejar e partilhar com o mundo que a rodeia. Para a CDU festa limita-se a ser umas almoçaradas com alguns camaradas e uns toques numa gaita-de-beiços devidamente acompanhados pelo discurso-cassete do costume. Ainda assim, a CDU, apoiou a feira de Agosto e algumas romarias por arrasto por serem tradição mas que por pouco as não deixaram morrer ao ponto de nos últimos anos de poder comunista já ninguém ter vontade de manter a tradição.
    O PS, pelo contrário, começou desde logo a apoiar a feira. Por sua iniciativa voltou a organizar o Desfile carnavalesco que morreu em 2001 (adivinhe com quem) e organizou a Recriação Histórica; que tem tido um sucesso tão grande que a CDU nem se atreve a contestar e a pôr em causa; que já vai na segunda edição e que tem envolvido toda a população, dos mais velhos aos mais novos. Se desgraçadamente o Torrão voltasse politicamente ao passado este e outros projectos culturais iriam morrer e o marasmo estaria de volta.
  • Diz o grupo de cidadãos (da CDU) que não se apoiaram as colectividades. Isso era antes onde só se apoiavam as instituições com uma certa afinidade política. O PS apoia todos por igual. Com o PS na Câmara acabou a descriminação da Sociedade 1º de Janeiro Torranense sobre as suas congéneres de Alcácer o que tem permitido aos seus dirigentes efectuarem obras de remodelação a fundo e não apenas umas obras de fachada. Foi com o PS que se tornou possível a atribuição de um subsídio de 90.000€ por parte do poder central para a remodelação do edifício-sede da Sociedade.
  • E o que é que o grupo de cidadãos (da CDU) tem a dizer sobre novas tecnologias? Nada! Aliás não disse rigorosamente nada pois sabe que o seu partido sofre de tiques de clandestinidade e ainda vive no século passado. O PS é um partido aberto ao século XXI e ao mundo e por isso criou um site na INTERNET que coloca a freguesia ao alcance do mundo. Qualquer pessoa, qualquer torranense, em qualquer hora, em qualquer lugar do planeta tem acesso a informação da Junta de Freguesia e da sua terra – isso é transparência e honestidade politica. Com o PS não há «Cortinas de Ferro» nem isolamento tipo Coreia do Norte. Nada temos a esconder!
  • Escavações arqueológicas no Torrão com a CDU, ZERO. As escavações levadas a cabo no Monte da Tumba e nos «castelos», em meados da década de oitenta, foram efectuadas por iniciativa do Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal. A CDU apoiou-se no trabalho de investigação de João Carlos Faria e mesmo assim este pouco ou nada foi apoiado. O PS tem apoiado a investigação arqueológica através dos técnicos camarários e pela primeira vez desde o século XIX(!!!) está a decorrer junto à Fonte Santa uma escavação arqueológica. Sobre isto, o grupo de cidadãos (da CDU) nada escreveu!
  • Livros e trabalhos existentes sobre História e Arqueologia torranenses… com a CDU NADA pois a investigação histórica com estes senhores foi um campo estéril onde tudo secou e nada medrou. O PS em 4 anos já fez mais que a CDU em 31 anos. Para tal, basta ir ao site da Câmara Municipal e a alguns blogs como por exemplo o «Abu Danis» e o «Hisn Turres» onde os trabalhos sobre o Torrão estão em formato digital ao alcance de todos e em particular dos estudantes. Sobre isto, o grupo de cidadãos (da CDU) nada escreveu!
  • Programas televisivos sobre o Torrão com a CDU poucos ou nenhuns vimos. Mas com o PS e o apoio da Junta de Freguesia temos um programa na RTP2, «A Fé dos Homens» sobre a «Musalla» (muralha do convento) do Torrão e que se encontra no site da RTP e no blog «Hisn Turres». Recentemente tivemos filmagens, para um programa, sobre a Igreja Ortodoxa em Portugal e os primeiros cristãos nesta região. Para além disso, foram inúmeras as vezes que a freguesia do Torrão (e o seu Presidente de Junta) foi a convidada de honra em muitos programas culturais e de informação não só na RTP como também na SIC e TVI. Tem mais tempo de antena o actual Presidente da Junta, em quatro anos, que todos os outros da CDU em décadas de poder comunista. Sobre isto, o grupo de cidadãos (da CDU) nada escreveu!
  • A CDU construiu um museu mas não teve capacidade para o inaugurar e a construção era de tão boa qualidade que este teve de fechar para obras. Quem inaugurou o Museu foi o Executivo PS. Claro que sobre isto, o grupo de cidadãos (da CDU) nada escreveu!
  • A CDU construiu uma biblioteca... A Biblioteca Maria Rosa Colaço é importante do ponto de vista cultural para a freguesia mas o preço a pagar foi muito elevado pois esta encontra-se no interior de uma igreja (Nossa Senhora do Carmo) cujas obras não tiveram o devido acompanhamento arqueológico e porque tal implica um enorme gasto em energia eléctrica com múltiplos equipamentos de ar condicionado e iluminação. Também sobre isto o grupo de cidadãos (da CDU) manteve o silêncio!

Em termos de conclusão:

1. É pura desonestidade política a CDU exigir (ainda mais) ao PS como se 4 anos fossem o mesmo que 31 anos;

2. Claro que a CDU diz agora, que o que o PS fez, já tinha pensado e planeado há muito tempo. Mas com certeza que sim! 31 anos dão para fazer planos com fartura e pensar muito! Mas do pensar ao agir é que não teve lá muito sucesso pois a sua dinâmica foi tipo a do caracol e do deixa-andar. Já o PS pensou e executou imprimindo uma dinâmica em termos de obras e eventos culturais que está a modificar a paisagem cultural da freguesia e a enriquecer os seus equipamentos públicos.

3. O tipo de argumentos usado prova que, no seu intimo, a CDU reconhece não só o seu total fracasso politico como também, ao contrário do que certamente esperava, que o PS trabalhou muito e bem neste mandato, tanto na Junta de Freguesia como na Câmara Municipal, e isso provoca-lhe um enorme desconforto.

Por tudo isto a CDU está deveras incomodada demonstrando não ter qualquer pudor em fazer desinformação política, entrando em contradição consigo própria e com o que defende pois bradam aos 4 ventos que são a favor do povo e que não têm coutadas politicas. Bem prega Frei Tomás… Esta prática política é uma ofensa aos torranenses porque não só os trata como se fossem sua propriedade como ainda se estes fossem tolos, tivessem pouca memória e fossem ingénuos!

Para o PS, o povo é soberano e a sua vontade tem de ser respeitada sendo que o nosso dever (também como cidadãos) é ajudá-lo a evitar que este se deixe embalar pela «Canção do Bandido» e que seja seduzido por uma senhora política velha que sabe a cantiga toda, que se maquilha toda para ir à caça ao voto mas que ao mínimo deslize deixa cair a máscara.

Se esta «senhora» está aqui para tentar enganar o povo, nós estamos cá para o ajudar a desmascará-la porque de promessas está o inferno cheio e porque sabemos que agora mais do que nunca são precisos actos e não palavras; de palavras, bem o sabemos, estão os torranenses fartos!

1 comentário:

  1. A censura por vezes é capa dos desabafos dos mais fracos,por isso folgo sabê-lo,pois só assim,o meu povo demonstra mais uma vez a falta de coirência que existe entre irmãos.
    Ainda bem que neste momento o esecutivo,tem provas contrárias ás acusações.Pois está mais que provado,que estão mais uma vez a"Remar contra a Maré".
    Um bem Haja e não se deixem ir na onda!

    Inacio Vaz

    ResponderEliminar